História

A Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Minas Gerais originou-se com o Núcleo Mineiro de Estudos Psicopedagógicos, o qual teve sua abertura em maio de 1993 num encontro realizado no auditório do Colégio Padre Machado, em Belo Horizonte. Este encontro foi organizado por profissionais atuantes na área da educação e da psicologia, liderados pela professora e psicopedagoga Regina Rosa dos Santos Leal, que assumiu a gestão do Núcleo Mineiro de Estudos Psicopedagógicos nos anos de 1993 a 1996.


Quem somos?

Já como Seção Minas Gerais, a ABPp-MG teve as seguintes presidentes: Ivone Drumond Lage (1997-1998), Raquel Fernandes Gontijo (1999-2001), Miriam Fernandes Fonseca Vidigal (2002-2004), Regina Rosa dos Santos Leal (2005-2009) e Regina Maria Caldeira Couto e Silva (2010-2013). ABPp-MG é uma entidade de caráter científico cultural sem fins lucrativos, sendo um espaço físico integrador da categoria dos psicopedagogos de Minas Gerais.


Podem associar-se: pessoas interessadas em manter contato e vínculo com a entidade de classe que hoje representa os profissionais da Psicopedagogia. Dentre outras funções a ABPp tem o desafio de ocupar-se com a formação e a profissionalização do Psicopedagogo. A ABPp é o elo de interlocução voltada entre outros objetivos, para o reconhecimento efetivo da profissão. Para nós será um prazer tê-lo(a) na nossa lista de sócios.

Nossos Objetivos

Associação Brasileira de Psicopedagogia congrega profissionais da Psicopedagogia e de áreas afins, com a finalidade de promover debates, reuniões, discussões que possam favorecer a compreensão da aprendizagem humana.


Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

Visão e Valores

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

Pronto para associar-se à ABPp?

Veja mais informações clicando ao lado ou entrando em contato com a ABPp.
Tipos de Associação | Contato